sábado, 28 de julho de 2007

Favelas em Expansão.


Favelas em Expansão:

O momento que vive a população da cidade é de grande apreensão. Uma autoridade policial do estado é escoltada rapidamente até seu veículo em ato de bravura, mas que desnuda a cruel realidade do poderio e supremacia marginal. Simultaneamente aos fatos, a imprensa divulga a real expansão de um tipo de moradia que desde seu início buscava ser provisória, mas que o tempo, a falta de dinheiro e abandono das autoridades, perpetuou-se como um lar indigno da cidadania. Defendo políticas de erosão gradativa das favelas, ou como tratam hoje, eufemisticamente, comunidades carentes. Dirão meus opositores, levaria anos, mas argumento, anos bem vividos onde contemplaríamos a população com o equacionamento de um problema crucial para a sociedade. Hoje, a cada dia que amanhece, o problema aumenta e pressiona a cidade como um tumor cancerígeno, alimentado pôr políticas tímidas e acovardadas. Terrenos da própria união e estado, verbas do meu imposto com casas simples, mas decentes e higiênicas, trabalho para os próprios moradores desempregados neste mutirão social e, principalmente uma virtude rara, honestidade no emprego dos recursos públicos e fiscalização. Vinte, trinta ou quarenta anos, mas um horizonte de esperanças para nossos filhos hoje adolescentes.

3 comentários:

  1. Passei aqui pra conferir o texto que vc falou. Há um descaso muito grande no aumento acelerado dessas comunidades. O único governo que parece ter feito algo para amenizar esse tipo de expansão foi o governo do Lacerda (isso na década de 60), que transferiu várias pessoas que moravam em favelas para os chamados conjuntos habitacionais. Hoje, eu me pergunto realmente para onde vai todo o imposto que pago.

    Beijos Sandra Xavier

    ResponderExcluir
  2. Matéria interessante. Gostei da perspectiva segura e da visão do problema........

    ResponderExcluir
  3. laudeteConcordo contigo Márcio, a cada dia que amanhece o problema aumenta, e o descaso também.Há solução sim, mas primeiro precisamos que os politicos resgatem a dignidade, o amor ao menos favorecido.

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com