quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Vida virtual


A troca de experiências e emoções acompanha o Homem desde o tempo pré-histórico, onde já se deixavam pinturas rústicas dentro das cavernas. Hoje, com o computador, a comunicação instantânea entre as pessoas ao redor do mundo é fácil, rápida e barata. A sofisticação leva a cada dia mais pessoas viverem uma vida virtual, deixando de lado o encontro real com as pessoas. Uma ilusão de proximidade, que ameniza muita solidão. Entretanto, basta desligar o botão de energia e o aconchego se esvai, muitas vezes no meio da madrugada fria. Amigos e amigas On Line quase que permanentemente, deixando lá fora os riscos e perigos, mas também perdendo o calor de um olhar não cibernético, um abraço com cheiro, um beijo com gosto. Não se trata de uma visão pessimista da tecnologia, mas impor limites para não deixarmos de correr o maior e melhor risco, a perigosa aventura do contato humano, simples, antigo, mas fundamental.

11 comentários:

  1. Oi amigo lindo!
    Adorei as palavras enfileiradas e dispostas com tanta leveza e realidade.
    Parabéns meu anjo!
    Beijocas Bel

    ResponderExcluir
  2. É verdade...Hoje em dia podemos doar e receber calor humano através do virtual. Ameniza como você diz, já que as pessoas andam tão desitradas de afeto e que por conta disso, ficam horas em frente ao computador. Agora, você tem razão, nada se compara ao real, como um abraço de verdade, daqueles de tirar o fôlego, de sentir o coração do outro...Caramba! Isso é muito BOM!

    ResponderExcluir
  3. Garooooto...realmente,você está se superando.Concordo contigo em gênero,número e grau.Prá que um intermediário(micro)se a troca de olhares,o roçar de pele,o suspiro de emoção não precisam de tecnologia ? Sou adepta da comunicação virtual,agora contacto,meu caro,tem que ser real...e como !
    Por enquanto,fica com o meu abraço virtual,mas,só por enquanto.
    Martha

    ResponderExcluir
  4. È isso ai Márcio, o mundo virtual invadindo o real,é um mal ou um bem silencioso.... Está de parabéns pela matéria.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre questionei se o que nos trouxe ao mundo virtual foi a frieza do mundo real...Vivemos a era do gelo nos relacionamentos e o universo virtual se abriu qual uma lareira a aquecer nos momentos em que a temperatura cai abaixo de zero. Amigos, amores; as vezes parece um mercado onde a procura e a oferta é variada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Por mais que haja calor neste mundo virtual, estamos fugindo do real, será?

    ResponderExcluir
  7. Uma linguagem simples, direta e objetiva....parabéns......

    ResponderExcluir
  8. Nada substitui a materialização dos gestos, como também a subjetividade das emoções. A internet não é uma substituta das relações. Há de se ter equilíbrio. Beijus

    ResponderExcluir
  9. Cheguei até aqui pelo blog da Nilza e foi uma ótima indicação. Realmente nada se compara a uma relação não virtual. Devemos sim tomar cuidado. Voltarei sempre que puder. Valeu

    ResponderExcluir
  10. Gostei, muito bem colocado. Mas infelizmente cada vez mais as pessoas se perdem em sentimentos frustrantes, paixões afloradas hoje, que perdem o sentido amanhã.Uma pena.
    Está lançada a campanha do abraço!!!!
    Mas como não conheço você pessoalmente aqui vai meu abraço virtual, porém carregado de afeto...

    ResponderExcluir
  11. Olá, Márcio, vim conhecer teu blog. Parabéns pelo teu trabalho. Engraçado que teu texto coincide também com um novo blog que criei chamado "Poetisando História".
    www.poetisandohistoria.blogspot.com
    Conto com sua visita, seu comentário, sua participação.
    Tenho um blog onde coloco meus textos, chamado Borboletando Poesia:
    www.claudiabanegas.zip.net
    Tb te espero por lá...vc também ganhou uma leitora. Um grande abraço e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com