quinta-feira, 3 de abril de 2008

Motorista de ônibus...


A necessidade das pessoas deslocarem-se para o trabalho e lazer na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos anos, provocou um aumento de tráfego insuportável para a escala atual de fluxo e infra estrutura viária. A percepção da própria população que deve priorizar o transporte público, esbarra em uma realidade precária e desconfortável. Salvo meritórias exceções, os motoristas atuam de maneira irresponsável e violenta na condução do veículo, transitando em velocidades incompatíveis com a segurança e cautela de quem transporta crianças, idosos e portadores de necessidade especiais. Cotidianamente, a imprensa noticia que o profissional perdeu o controle do veículo causando ferimentos e mortes no trânsito. Basta uma pequena viagem pela cidade e observa-se o despreparo e arrogância de muitos condutores perigosos, impunes na grande maioria das ocorrências. Se pretendemos induzir conscientemente os cidadãos da importância vital da utilização do transporte público, obrigatoriamente temos de educar e punir profissionais que colocam em risco as pessoas diariamente. Motoristas e também as Empresas, algumas delas exigindo escalas desumanas e ilegais. Deixar o carro na garagem, não pode representar risco de acidentes para o cidadão contribuinte e colaborador na diminuição do caos urbano.

Um comentário:

  1. Olá, Senhor Márcio Mourão

    Um acidente ocorrido no mes passado, entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, com um onibus da linha 754 - da empresa Santa Maria ( há passageiros que só circulam nestes onibus na hora do "hush" após fazer uma oração para a "Santa" - minha esposa é um destes passageiros ), reforça o vosso artigo. No link a seguir tem o vídeo ( do portal G1 )com reportagem sobre o acidente com mais de 60 feridos, ocorrido ao lado do Riocentro...alguns passageiros disseram que o motorista trafegava em alta velocidade , mas o motorista disse que a culpa foi de um carro parado no caminho - é possível , pois havia uma feira no Riocentro ( que não apareceu em nenhuma matéria sobre o acidente )-, o que não justfica o acidente. O curioso é que eu moro cerca de 300 metros do local, e não entendo como após entrar numa curva de 90º, para direita, com espaço para um único veículo de cada vez, o que obriga inclusive veículos de passeio a reduzir para 20 ou 30 km/hora, o motorista tenha conseguido se envolver neste acidente logo após a curva, onde o mesmo não "poderia" estar a mais do que 40 km/hora...
    O mais grave é que minhas indagações sobre este acidente , é provável que seja a de centenas de outros usuários, não terá resposta, porque a mídia esquece o acidente , o motorista do onibus e o dono da empresa esquece da mídia , os cidadãos usuários dos onibus esquecem da mídia, do acidente, do motorista e do dono da empresa...e as mortes por acidentes de trânsito em todo o país continuarão matando a cada dois dias o mesmo número de pessoas da tragédia ocorrida no ano passado, que já está esquecida, com o boing em São Paulo.
    Um abraço e que Deus lhe permita sempre bons artigos,
    Ronaldo da Silva alves

    Veja o vídeo com cenas do onibus e de feridos .

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM802182-7823-ACIDENTE+NA+BARRA+DA+TIJUCA+ZONA+OESTE+DO+RIO,00.html

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com