quinta-feira, 1 de maio de 2008

Um ato de amor...



Hoje assistia a uma aula e imagens antigas vieram a minha mente. Uma sala de aula, minha professora altiva e elegante, o quadro negro sujo de giz, meninos e meninas atentos, tímidos e ansiosos. Um cheiro de merenda no ar, o Atlas pesado e cheio de mistérios, a maçã da professora denunciando um presente infantil. O Mundo a ser descoberto, os mistérios da existência, a precisão dos números, o corpo humano, a química dos povos e a essência da cidadania nas mãos de um único profissional dedicado, a Tia que nos mostra a cultura da humanidade. Adulto, capto com certeza que ensinar é um ato de amor. Um gesto de amor por vezes difícil, trabalhoso e remunerado deficientemente, mas amor. A convicção plena de que, para ensinar, precisamos não só de conhecimento, mas a capacidade de doação, de amizade e carinho pelo sucesso de nosso aluno. A imensa responsabilidade de transmitir o saber para as novas gerações, deveria ser prestigiada com bons salários, reciclagens constantes e respeito social. Afinal, ser professor ou professora conscientes, é um ato de amor autruístico e insubstituível. Ainda estamos em tempo de resgatar a importância dos Tios e Tias em nosso País, antes que nossas crianças tenham como orientadores profissionais desmotivados e despreparados. A maçã repousa na memória, enquanto balas perdidas ameaçam as novas gerações de brasileiros nos bancos escolares. Hoje, apenas o amor e dedicação dos mestres sustentam a esperança. Até quando ?

2 comentários:

  1. Leio a crônica. Volto ao passado. Consigo captar estas imagens, até porque estudamos na mesma época, na mesma escola e na mesma turma...Dá saudades, viu?
    Fiz estágio em algumas escolas para poder concluir a minha licenciatura plena e Artes. É como você diz, o professor não fala só da sua matéria, ele tem que falar o tempo todo em dignidade, amor, respeito e cidadania. O mundo está muito violento! Quem sabe um dia o Educador/Educação voltem a ser importantes neste país! Espero que seja logo!

    Bjs

    Pincer

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente a sua crônica, tocou meu coração afinal.... sou uma professora muito dedicada ao que leciono. Em minha prática de ensino procuro inserir a arte ao vasto campo do conhecimento humano com todo afeto que me é possível. Aliar a prática à teoria é minha mola mestra de sucesso. Só não gosto do termo tia e tio, julgo impróprios à tão bela profissão. Bjo.

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com