quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Democracia nas Relações Humanas...



A Sociedade Brasileira gosta muito de se julgar democraticamente madura. Fatos recentes na minha vida pessoal e no diagnóstico das notícias atuais, jogam por terra nossa aspiração Democrática. Desde o Vascaíno que assassina o Flamenguista por discordar de uma simples cobrança de penalti, até o Rei do Gueto que não assimilou a vontade de sua namorada. O Católico que não tolera o Protestante, o Cientista que ridiculariza o Místico, o Heterossexual que segrega o Homossexual, o Branco que desdenha do Negro, tantas bobagens que só demonstra nossa incapacidade de aceitar o outro, as idéias divergentes do Mundo e da Realidade. Democracia verdadeira é a capacidade que podemos desenvolver de discordar, mas viver harmoniosamente com o semelhante que, na verdade, não é tão semelhante assim. Muito difícil na prática, não há dúvida. Mas a única saída para sobrevivermos em um Mundo de constantes transformações sociais, políticas e tecnológicas. Na minha vida pessoal, tento sinceramente aceitar e conviver com pessoas diversas, das mais diferentes convicções religiosas, pessoais, éticas e morais. O que não quer dizer que compartilho destas idéias e atitudes, mas não consigo ver como inimigo uma pessoa que tenha fé divergente da minha, em qualquer campo do conhecimento humano. Infelizmente, existem pessoas que acreditam que a sua verdade é a única e tentam impor aos demais, das formas mais violentas até as mais sutis. Democracia é a eterna vigilância quanto as nossas próprias limitações em aceitar um Mundo mais pluralista, portanto mais rico. O que jamais invalida lutarmos por nossas crenças e realizações, conquanto deixemos espaço para nosso vizinho de viagem exercer seu pleno direito de discordar. Quando uma inimizade acontece por opiniões contrárias, fico mais pobre por não visualizar mais a janela do meu amigo. Ser Democrático nas Relações Humanas é trabalhoso, é verdade, mas a única atitude para quem busca a sabedoria da pluralidade entre as pessoas e os povos.

2 comentários:

  1. Em breve, muito em breve, estas questões que lhe remetem as palavras desta postagem, sobre a democracia em seu estado pleno, sem conflitos não-purista, mas compassiva, disvencilhada do "ego-centrísmo capitalista" - tudo eu ...tudo eu...-, terão que se encontrar numa encruzilhada, onde os valores crísticos - amor/verdade/não violência/paz/compaixão( ou búdicos, ou judáicos, ou "sejaláqualforosenhordaordemfilosóficareligiosa"- para não enumerar as centenas de crenças e milhares de seitas - que somadas resultam em "1" )-, suplantarão, ou se submeterão, as hósties do "ego" - nosso verdadeiro inimigo. E, após o final desta grande batalha, que tem milhares de anos, que nunca parou, que acontece até mesmo agora, neste momento em que escrevo, e, nos conceitos pré-estabelecidos ( forjados em nossas mentes desde nossa infância ) de quem estiver lendo este comentário, e, que acabou de ler vosso texto acima, agora mesmo, repito, estaremos em prantos, pela derrota "daqueles valores", ou, então, finalmente em "paz-serena", semm ansiedades ou medos, teremos a vitória "destes valores".

    Áté lá é bom não esquecer de "tomar um bom sorvete", nos dias de calor, com quem "nos quer bem".
    Por um mundo sem conflitos, digo para o "Barak" : não "embroma".
    Nämastë!

    ResponderExcluir
  2. olá amigo, gosto dos seus blogs. você disse isto "Democracia verdadeira é a capacidade que podemos desenvolver de discordar, mas viver harmoniosamente com o semelhante que, na verdade, não é tão semelhante assim". Não é só assim, uma verdadeira democracia é aquela que tem todas as pessoas representadas em todso os espaços, e o Brasil ainda está longe disso.
    veja como numa "democracia racial" como no Brasil (aquele mito falsoe perverso) não têm tido ainda um presidente negro e até custa muito pensar o brasil com um presidente negro com as constantes negações do racismo, que é visto do brasileiro como invenção estrangeira. mas sim, o Brasil tem uma democracia é não tem dúvida que está melhorando. chega de cinicismo. abração do seu amigo.

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com