quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Trabalhadores Brasileiros...



Hoje recebí uma homenagem de pessoas bem simples. Garçons e garçonetes do Beach Sucos, em Ipanema. Simples e autênticos. Trabalhadores brasileiros que com a maior dignidade e dificuldades, galgam o dia a dia com uma valentia digna e exemplar. Com uma simples frase - Nós aquí gostamos do senhor... - coroaram uma vivência pautada pelo respeito, carinho e valores importantes, visto que um simples café da manhã, média com pão na chapa, não daria margens para amizades regadas à gordas gorjetas ou recompensas materiais. Em cada relato de vida, o Garçon que se separou e deve manter sua filha, a outra Garçonete que solteira estuda inglês contando os centavos para melhorar de vida, o rapaz letrado e com leitura que, me servindo café, troca informações e disserta sobre a origem do Universo ou produções cinematográficas, todos com um sonho, uma esperança, um amanhã melhor.
Ao declinarem carinho por um cliente, emolduram a estória triste da mãe que batalha a sobrevivência e não convive com o casal de filhos por mais de um ano, sob os cuidados da mãe lá no Nordeste. Brasileiros, mais do que nunca trabalhadores, mas que me enchem de orgulho quando me cumprimentam pelo bairro. Enquanto isto, pessoas da nossa elite trabalhadora tanto nos envergonham por roubos, falcatruas e mazelas econômicas e políticas. Quem sabe não esteja faltando nossos dirigentes deixarem os Palácios e tomarem uma média com pão no bar da esquina com nossos bravos trabalhadores ?
Uma grande lição de humildade e patriotismo, emanada da base da pirâmide social. Não estão preocupados com a Bolsa ou Taxa Celic e sim com o estômago dos filhos e familiares. Agradeço a homenagem, mas os verdadeiros heróis são vocês que no ato de me servirem o café, tornam-me maior na medida certa da alma brasileira.

2 comentários:

  1. A generosa 'sensibilidade', para 'perceber' que no contato diário com o 'mundo adulto', do trabalho e outras responsabilidades, sejam elas sociais ou não, temos a oportunidade de conhecer 'verdadeiros exemplos' de seres humanos, que, com sua dignidade e honra ( aquí como trabalho ), nos dão motivos para continuar de cabeça erguida com a nossa caminhada pela 'estrada da vida', sem medos, é uma dádiva que 'poucos de nós' recebem, e, menos ainda, por meio dela, 'agradecem'.
    Valeu, pela 'rara' percepção!

    ResponderExcluir
  2. notável percepção do seres humanos em questão!!!Que me remete a corresponde-lo com uma paródia breve...

    Paródia dos pássaros do Brasil 26/05/02

    O que falar?
    Todos falam do Brasil
    Todos falam de dor,
    Vou falar dos pássaros,
    Eles sim voam por amor.

    Pássaros voando,
    Pássaros cantando,
    Pra lá e pra cá,
    Num balanço pelo ar.

    Ao desbravarem seu canto
    Às cinco da manhã
    Anunciam a saída, da lua.
    Sua irmã.

    Acordando e recebendo
    Quem sai pra trabalhar,
    Numa terra de injustiças, onde,
    O mais hábil vencerá.

    Lá vai seu João,
    Pela rua a caminhar,
    Justo quando os pássaros acordam,
    Ele sai pra trabalhar.

    Com suas almas de levezas
    Voam cantarolando “lá”
    Seu canto só pára
    Quando sua irmã lua voltar.

    ...

    abraços!

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com