segunda-feira, 26 de março de 2012

Ciclovias no Rio de Janeiro...

Gostaria muito de transitar pela cidade de bicicleta e não só como lazer. Entretanto, só sinto-me seguro quando a Ciclovia é separada fisicamente das vias dos automóveis. Ciclofaixa, só quando o motorista brasileiro evoluir a ponto de respeitar expontaneamente o ciclista. Condutor que ainda avança sinais, transita com excesso de velocidade e desrespeita as mais básicas regras de trânsito, facilmente vai invadir ciclofaixas atropelando ciclistas que corretamente estão transitando em lugar determinado pelo poder público. Uma simples mureta ou até um meio fio já colocaria um basta na selvageria de certos motoristas que jamais deveriam assumir um volante. Na falta de educação, fiscalização e inteligência nos projetos...

Reconhecimento Público da importância do debate com isenção política:

3 comentários:

  1. Caro Márcio Mourão
    Considero que este tema, bastante atual, deveria estar na pauta de discussões diárias em jornais desta cidade, pois a cada dia que passa tem mais e mais ciclistas circulando nas vias, com ou sem ciclovias , e, com ou sem ciclofaixas.
    Enquanto trabalho observo o quanto é inseguro a convivência entre condutores - educados ou não - e ciclistas, no dia a dia do trânsito desta cidade. Circulo com meu taxi por diversos bairros, seja durante o dia ou à noite, e, vejo o conflito entre condutores, pedestres, ciclistas ou triciclistas ( estes trabalhando ) nas vias desta grande metrópole, em pleno século XXI; portanto, acredito que enquanto postamos, reclamamos, sugerimos ou simplesmente alertamos as autoridades, neste mundo virtual, no 'real' - onde também existem ciclistas/triciclistas desorientados circulando 'entre' os veículos, colocando em risco a sua segurança, até mesmo em vias onde há ciclovias ou ciclofaixas -, efetivamente nada se faz para reeducar os condutores (que também podem ser ciclistas nas horas de lazer - e por que não ?), os pedestres (que também podem ser ciclistas ) e os ciclistas, que também podem ser condutores...e, por que não ?

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa que fico transtornada é usarem a desculpa de "meio de transporte sustentável" para criarem ciclovias principalmente em pontos turísticos. Gostaria de ir pedalando para o trabalho, mas a praia não faz parte do meu caminho.

    ResponderExcluir
  3. adorei seu comentario

    ResponderExcluir

Agradeço comentários e opiniões.
E-mail: mmvip007@gmail.com